Estamos em tempos de mudanças de paradigmas, onde
as empresas precisam estar bem preparadas para o mercado, adotando modelos e
teorias que garantem para a empresa sua eficiência, eficácia, e competitividade,
e abandonando teorias e modelos mais antigos. As empresas estão dando mais importância
ao intangível, que é a gestão do conhecimento, a rede de relações sociais, a
inovação, o design, as parcerias, a criatividade, etc. Os produtos e serviços
são cada vez mais semelhantes, e o que os pode diferenciar são fatores culturais
e simbólicos, tendo em conta a experiência que o produto ou serviço pode
oferecer. Desta maneira as empresas podem ganhar vantagens competitivas através
da inovação. Atualmente as organizações necessitam se adaptar ao mercado, pois
a rápida inovação da tecnologia, a circulação de capitais, o aumento de
concorrência, a desorganização dos
blocos econômicos e criação da economia globalizada são aspectos que obrigam as
empresas a se adaptarem, e encontrarem soluções imediatas para não perder sua
posição no mercado.
A inovação é
a implementação de algo novo, ou de algo significativamente melhorado, é a
criação de valor que está associado a competitividade, ela está ligada a
estratégia da empresa. É através de ideias novas e diferentes que irão resultar em inovações, oque é
essencial para seu crescimento e competitividade entre as empresas. A inovação é dividida em quatro partes: inovação da
gestão, inovação estratégica, inovação de produto e serviço, inovação
operacional. Cada um deles se originam diferentes níveis de criação de valor e
de competitividade, embora nem todos criem vantagens competitivas. O objetivo é
estar sempre criando uma cultura de inovação, e estar mudando ao nível das
mentalidades, missão, objetivos, e da organização do trabalho. Através de um
ambiente de trabalho criativo e inovador será possível criar valores a empresa,
pois através de um ambiente de trabalho criativo irá estimular a criatividade dos
colaboradores, e trazer resultados para uma estratégia de inovação rumo à
competitividade no mercado. Criatividade é um processo natural dos seres
humanos, em que uma pessoa se consciencializa
de um problema, de uma dificuldade, para o qual ainda não aprendeu a solução, e
então procura estas soluções possíveis em suas experiências prévias ou nas dos outros.
Formula estas soluções possíveis, avalia e testa, modifica, examina e comunica
os resultados. Sendo assim, é necessário ter um pensamento criativo e crítico,
não se limitando apenas para a criação de ideias para o processo criativo.
Existem oito fatores que tornam a criatividade
empresarial cada vez mais importante: A tecnologia de informação que é indutora
de inovação, o conhecimento é naturalmente valorizado pela criatividade, a
necessidade das empresas se reinventarem, o talento, a valorização do design, a
importância dada as exigências do consumidor, na globalização a concorrência é
enfrentada com ideias, a gestão tem o papel de facilitadora nomeadamente da
criatividade.
A criatividade pode ser uma ferramenta essencial
para a inovação, e consequentemente para a competitividade empresarial. Mesmo
que não aproveitamos toda a criatividade que há em nós, cada um pode
desenvolver a sua própria criatividade e contribuir para melhorias e
implementar para as inovações que venham a acontecer. Para desenvolver a criatividade de um indivíduo,
equipe, grupo, em uma equipe ou organização, é desenvolvendo um sistema,para que todos possam produzir novas ideias ou combinações de ideias ou dar respostas inesperadas,
originais, úteis e satisfatórias diante a uma situação. E desta forma descobrir
soluções e novas formas de pensar ou agir diante a um problema ou desafios que
é rotina dentro das empresas. Existem quatro níveis de capital intelectual nas
empresas: Capacidade de se auto motivar para a criatividade, percepção
sistêmica, habilidades / capacidades, conhecimento adquirido cognitivo. No
primeiro nível, está todo conhecimento adquirido por intermédio da aprendizagem
e das formações. O nível seguinte está relacionado com a aplicação das práticas
na realidade. É necessário entender o sistema para perceber causas e efeitos
para que se possa resolver situações. Pode-se atingir um nível intelectual mais
complexo, que é quando indivíduos ou grupos são capazes de se auto motivarem,
para atingirem sucesso e criar vantagens competitivas por meio de inovações.
Para elevar o nível intelectual das empresas, é
necessário desenvolver a criatividades das pessoas, e existem três teorias para
isto:
- A teoria de investimento em criatividade de Sternberg:
Este modelo mostra que o comportamento de criatividade é influenciado por seis fatores: inteligência,
estilos intelectuais, conhecimento, personalidade, motivação e o contexto
ambiental.
- Modelo componencial de criatividade de Amabile: este
modelo dá ênfase ao papel motivacional e das questões sociais no
desenvolvimento da criatividade. Apresentando cinco estágios: Identificação do
problema ou tarefa, preparação ou seleção da informação necessária, criação da
ideia ou resposta, comunicação e validação, resultado.
- Perspectiva de sistemas de Csikszentmihalyi:
Segundo o autor , a criatividade não ocorre dentro dos indivíduos, mas é
resultado da interação entre os pensamentos do indivíduo e o contexto sócio
cultural. A criatividade deve ser compreendida não como um fenômeno individual,
mas como um processo sistêmico.
Com estes três modelos conclui-se que para estimular
a criatividade é necessário preparar o indivíduo para pensar e agir de forma
criativa, bem como planejar intervenções nos contextos ambientais a fim de
implementar condições favoráveis ao desenvolvimento da criatividade.
A competitividade é apresentada por diversos autores
como vantagem competitiva, estratégia competitiva, diferencial competitivo e capacidade
competitiva de uma empresa. A competitividade é vista como desemprenho, na
medida em que os resultados das
estratégias da empresa, ou seja, seus ganhos e resultados financeiros que ela
obtêm, traduze o seu nível de desempenho e no seu grau de produtividade .A
competitividade leva as empresas a oferecer produtos com melhor qualidade e
preço, isto faz que a organização opte por uma melhor utilização dos recursos,
seja humanos, financeiros ou naturais. Isto já envolve medidas estratégicas da
empresa, as medidas que ela irá adotas para ser competitiva. O conceito de valor é algo que está subjacente ao conceito
de competitividade da empresa, pois é aquilo que o comprador está disposto a
pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da
concorrência por benefícios equivalentes ou do fornecimento de benefícios singulares
que mais do que compensam um preço mais alto.
De forma geral pode - se dizer que a competitividade é a característica ou capacidade de uma empresa cumprir a sua missão diante seus concorrentes, satisfazendo as necessidades dos seus clientes e atingindo seu objetivo relacionado ao mercado.
De forma geral pode - se dizer que a competitividade é a característica ou capacidade de uma empresa cumprir a sua missão diante seus concorrentes, satisfazendo as necessidades dos seus clientes e atingindo seu objetivo relacionado ao mercado.
Resenha Crítica
A criatividade e competência é essencial para as empresas. Porque é através disto que elas irão enfrentar seus desafios, como a competitividade. Por isto é muito importante estar sempre implementando, inovando, e transformando ideias, criando novas estratégias, produtos e serviços, e outras maneiras para enfrentar futuros desafios. Desta forma, a empresa sempre
estará um passo a frente de muitas outras organizações, porque existem muitas
empresas que não sobrevivem a competitividade no mercado pela ausência de
novas ideias, não suprindo aquilo que os seus clientes necessitam.
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